segunda-feira, 25 de março de 2013

Curtindo a barriga

38 semanas e 6 dias

Curtindo o restinho de tempo que me resta com o barrigão... e aja coração pra tanta ansiedade!!!!

terça-feira, 19 de março de 2013

38 semanas e nada...

Ainda na expectativa e de sinal hiper ligado pra qualquer sinalzinho que seja que meu bb está pronto pra nascer.
A ansiedade é muita, confesso. É difícil se controlar uma vez que é algo que vem do nada.
Tem horas que nem lembro do Isaac tadinho, e tem horas que só fico com ele no pensamento pedindo pra ele sair do quentinho e confortável forninho.
Sinto umas colicazinhas que vão e vem, as vezes uma dorzinha nas costas... A impressão que tenho é a mesma de quando eu menstruava, tipo "amanhã vem"... rss rss
Essa noite senti uma dor bem forte de um lado da barriga, que me deixou feliz só de ser a possibilidade de ser uma contração. afff Quero ver quando for mesmo se vou ficar igual boba rindo de dor.
A primeira coisa que faço é apertar a barriga pra ver se está durinha. essa dor veio e passou e foi bem aguda. Mas tbm não senti mais nada até agora. Falta de experiência é phoda! rss rss
Hoje vou na maternidade fazer um escalda pés pra ver se relaxo mais.
Minha mãe e eu arrumamos a bolsa do Isaac, agora falta a minha. Vamos ter que comprar umas coisinhas que faltaram e acredito que vai estar tudo pronto até o final da semana.
Apesar da ansiedade do meu bb nascer, estou fazendo as coisas bem devagar e com calma, estranho mas parece que assim o tempo passa mais rápido.
E assim eu vou seguindo, eu tentando enrolar o tempo e o Isaac me enrolando... rss rss

sexta-feira, 15 de março de 2013

A expectativa...


Ontem fiz minha última consulta pré-natal pelo plano de saúde e minha GO disse que já entrei na 37ª semana!!! Que emossaum!!!!
Isaac já está encaixado mas ainda não tenho dilatação... nem contração! Pelo menos ainda não sinto nada de diferente.
Estamos todos na expectativa de que a qualquer momento Isaac pode resolver estreiar nesse mundão aqui fora. rss rss
Todos os dias conversamos com ele falando que já pode sair, pois já tá pronto. Tadinho, ele deve até fazer careta de tanto que eu e o papai fica falando.
Minha mãe estava aqui ontem e já lavamos metade das roupinhas dele e as coisinhas do berço.
Esse final de semana pretendo fazer nossas malinhas pra maternidade.
Bom, contagem regressiva agora!!!

terça-feira, 12 de março de 2013

Chá de bebe

Até o meio de fevereiro eu tinha resolvido que não faria chá de bb, mas minha mãe ficava falando pra eu fazer e insistia que seria legal e tal...
Custei me animar e conversei com mozão pra ver o que ele achava. Como só ele está trabalhando fiquei com medo de a gente gastar mais que podia e ficar apertados depois.
Paulo, um amor como sempre, me convenceu a fazer e disse que talvez eu poderia me arrepender mais tarde. Concordei com ele e começou a correria pra preparar tudo.
A primeira decisão era sobre o local: a casa da minha mãe! Infelizmente ainda estamos super no improviso aqui em casa e sem chance de querer fazer alguma coisa que venha mais que 6 pessoas juntas por aqui...
Corri e fiz os convitinhos. Peguei o desenho na internet e personalizei do meu jeito. Paguei pra imprimir pois minha tinta colorida resolveu acabar bem no meio da impressão. Depois fiz uns saquinhos com guardanapo recheiado com algodão com cheirinho de bb e ficou igual saquinhos de chá. Coloquei num saquinho pra conservar o cheirinho. O resultado foi esse aqui:


Coloquei uma sugestão de lembrancinha mas tbm deixei em aberto para a pessoa levar o que quisesse. Resolvi que queria um chá mais a moda antiga, não fiz só de fraldas. Pedi coisinhas simples mas que vou precisar e me surpreendi com os presentinhos.
Uma tia minha disse que fui boba por não ter pedido uma coisa pra cada pessoa da casa, pois fiz convitinhos pra família em geral... falei pra ela que não tava fazendo só pra ganhar, mas tbm pra comemorar a chegada do meu filhote. Acabei ganhando beeeeem mais do que pedi. Teve gente que achou pouco o que pedi e me deu o que pedi mais uma coisinha. 
Amei pq no final tinha muita coisa, a maioria, foi surpresa!
Pra variar estava tão empolgada que não tirei fotos! ve se pode? tenho uma ou outra...
Pra comer, fizemos cachorro quente, pipoca e caldo de mandioca caprichado. Bebidas no início ia ser só refrigerante, mas meu pai se empolgou e acabou comprando uma cervejinha, que no final foi bom pq quem estava bebendo não tava enxugando (rss rss).
Foram poucas pessoas e estava super tranquilo. Todos comeram e beberam a vontade.

caldeirão com caldo de mandioca


Os presentinhos do Isaac encheram a mesa. Tanta coisa fofa!!! Agradeço demais o carinho que as pessoas tem pelo meu filhote que ainda nem nasceu. Hoje estava na casa da minha mãe e ganhamos mais dois presentinhos de uma vizinha que não pode ir.

 \o/
Agora, depois que passou tudo, gostei demais e realmente acho que ia arrepender se não tivesse feito. Foi simples e gostoso. Bem família!
Outra coisa curiosa é o cansaço que fiquei. Agora eu sei pq a maioria faz bem antes do barrigão. Porém a reação da família ao ver a minha grandona não tem preço... rss rss Mas que é uma aventura fazer um chá de bb com 36 semanas, isso é.
Agora é segurar a ansiedade, ficar calminha e esperar o pimpolho resolver sair do forninho...
Aja coração!!!



quarta-feira, 6 de março de 2013

Sonho Realizado: Gravidez

2º teste que fiz já com quase 8 semanas, o 1º a linha quase não aparecia... rss rss

A 8 meses atrás, passei por um dos momentos mais importantes da minha vida: a descoberta da gravidez!!
Mais um sonho se realizando, mas que ainda estava demorando um pouco pra ficha cair.
Na minha cabeça, só estaria grávida mesmo quando a barriga despontasse... rss rss


31 semanas - 7 meses
Meu sonho de gravidez é justamente a fase que estou agora, com barrigão!!!
O respeito de gestante, a imagem frágil (?) he he hehe. As preferências, os mimos e as manhas que só uma gestante consegue fazer.
Essa fase é a que eu mais estou curtindo, até pq agora tenho só mais algumas semanas.
Pra dormir ainda não tenho problemas, estou me movimentando mais, saio toda semana seja pro pré-natal ou pra bater perna mesmo. Canso muito, mas tudo vale.
Adoro desfilar meu barrigão.
Agora falta pouco pra mais um sonho: meu filho nos braços... ai, aja coração!!!!
Agradeço a Deus pela oportunidade e pelas bençãos que Ele tem derramado em minha família. Temos a certeza de que a mão de Deus está sobre nós e que nossos caminhos são iluminados por Ele.
Obrigada Senhor, por mais esse sonho se realizando em nossas vidas.

segunda-feira, 4 de março de 2013

Exame Streptococcus grupo B


Na última consulta pré-natal pelo plano de saúde, minha médica me pediu esse exame difícil de falar: cultura de streptococcus... ela explicou que é importante fazer entre 35 e 37 semanas de gestação para verificar se tenho ou não essa bactéria.
No caso de positivo, durante o trabalho de parto, é administrado antibiótico pra bactéria não atingir o bb.
Ela disse que essa bactéria pode até causar óbito. Pra gente não faz mal, mas pode ser fatal para o recém nascido.
Pra variar, dei uma pesquisada pra saber mais sobre esse exame.
Li relatos de mulheres que fizeram e acharam constrangedor...
Eu particularmente, não achei. O papa nicolau me incomoda mais.
O exame em si consiste em colher amostra vaginal e anal com um cotonete. Minha médica me explicou antes e a enfermeira tbm antes de começar.
Sentei numa cadeira estilo ginecológica, com as perninhas abertas, a enfermeira passou um cotonete na vagina e outro no anus... simples! Acabou o exame. Super rápido.
Pra quem tá acostumada a fazer o preventivo, isso faz cosquinha... rss rss
Só me pediram pra não ter relações por 48 horas antes do exame... o banho foi liberado no dia, fiz exame as 10 hs da manhã. Mas minha médica orientou a ficar sem banho de um dia pro outro e não higienizar como de costume pra não mascarar a bactéria caso tenha.
Fiquei por volta de 14 horas sem banho, suficiente eu acho... rss rss
Se o seu GO ainda não pediu esse exame, vale a pena questionar pois é um exame importante para proteção dos nossos pimpolhinhos.

Mais informações sobre:
Bactéria que causa morte em bebês prematuros é desconhecida das gestantes. 
Exame laboratorial realizado até 48 horas antes do parto normal elimina o risco. 

Sabe-se hoje que o Streptococcus agalactiae é a bactéria mais freqüentemente isolada dos quadros de sepse neonatal precoce, podendo ou não vir acompanhado de meningite, pneumonia, osteomielite, etc - quadro este não raro fatal. 
Em 1970, este microrganismo chamado também de estreptococo beta hemolítico do grupo B, ou simplesmente SBB, emergiu como o principal patógeno em UTIs neonatais, causando elevada mortalidade nos recém-nascidos. Essa bactéria, descoberta há quase 100 anos, coloniza o intestino humano, sendo parte da flora intestinal normal, podendo ou não estar presente nas fezes. A partir do intestino o SBB pode se instalar no trato genital feminino (parede vaginal), sem apresentar qualquer sintomatologia clínica. 
Diagnóstico laboratorial 
O diagnóstico consiste em fazer duas culturas coletadas de locais diferentes: parede vaginal e ano-retal, e devem ser realizadas entre 35 e 37 semanas de gestação ou quando a mulher apresentar trabalho de parto ou ruptura de bolsa antes de 37 semanas. 
O resultado pode ser obtido em 30 horas ou menos. Com esse resultado o ginecologista saberá qual paciente deve ser medicada e com qual antibiótico. Importante salientar que somente a cultura pode identificar as mulheres que realmente necessitam ser medicadas, e assim evitar o uso indiscriminado de antibióticos. 
O antibiótico (penicilina) é a droga de escolha e deverá ser prescrita para as mulheres com cultura positiva para estreptococo do grupo B. 
Existe também a indicação de tratamento para parturientes em trabalho de parto antes de 37 semanas e que não tenham o resultado da cultura. 
Esta bactéria está presente em cerca de 15 a 35% das gestantes ao longo da gravidez. Segundo o médico obstetra Marcelo Luís Nomura, do CAISM - Unicamp, autor da tese de doutorado que investigou o assunto, em 50% dos partos em mulheres contaminadas, a bactéria - que não causa sintomas nas mães - pode ser transmitida ao recém nascido. 
A infecção pode causar meningite, pneumonia e septicemia (infecção sangüínea) nos recém-nascidos, e ocorre em 2% dos bebês de mães colonizadas. Os prematuros podem se infectar com maior freqüência e os sintomas aparecem poucas horas após o nascimento. 
Cerca de 15% a 30% dos sobreviventes da meningite apresentam seqüelas neurológicas, visuais e auditivas graves. A taxa de mortalidade varia de 2% a 30%. 
Ainda não há vacina preventiva para o controle da bactéria, portanto a única forma de prevenção é o tratamento precoce. O exame laboratorial minimiza a antibioticoterapia empírica, pois pode ser realizado em até 48 horas antes do parto. 
Com o diagnóstico positivo, a parturiente é medicada com penicilina. As alérgicas podem ser medicadas com outro antibiótico. 
Informação 
Para o médico Dr.Ulysses Moraes Oliveira, especialista em microbiologia clínica, e responsável pelo desenvolvimento desse meio de cultura, há necessidade de se difundir ao máximo esse conhecimento, para não mais haver recém-natos colonizados e com possibilidade de vir a óbito. 
O exame laboratorial detecta quase 100% dos casos e orienta a terapêutica para um antibiótico específico de baixo custo e de ação rápida, minimizando o tempo de internação e conseqüente alta hospitalar. 
Para tanto, se deve divulgar e informar a mulher e o obstetra. "Na maioria dos casos, o médico deixa de investigar a presença da bactéria por desconhecer que existe esse exame e que ele pode ser realizado com agilidade, a baixo custo e com fácil implantação pelos laboratórios” afirma o especialista. 
Dr. Oliveira diz ainda que a coleta feita em tempo hábil antes do parto para a identificação da bactéria e o imediato tratamento no momento do parto reduzem a zero o risco de morte do bebê. 
Para o médico Dr.Marcelo Luís Nomura, apesar de não haver recomendação oficial governamental, o CAISM - Unicamp realiza o exame em todas as gestantes entre 35 e 37 semanas de gravidez, como recomendado há alguns anos na América do Norte, em alguns países europeus e num protocolo oficial, seja de órgãos oficiais ou de sociedades de especialistas. "Esta é a única forma de garantir que o diagnóstico precoce seja prática habitual dos médicos", esclarece. 

Prof. Dr. Ulysses Moraes de Oliveira


Outras fontes:





Atualizando:
Graças a Deus meu resultado deu negativo!!!