terça-feira, 7 de maio de 2013

1º Mês


E lá se foi um mês! Como passou rápido gente.
Esse foi um mês de paradoxos pra mim, nele sorri e chorei... mas vencemos!
Isaac está se desenvolvendo bem ao meu ver e está cada dia mais espertinho pro delírio dos pais e avós corujas.
Realmente não é fácil ser mãe, mas a gente aprende que todo sacrifício vale, principalmente quando essas criaturinhas olham pra gente e dizem com olhar o que palavras não conseguem expressar.
A primeira semana foi a mais difícil pra mim, pois ainda estava bem sensível e chorava a toa, mas graças a Deus não cheguei a ter depressão pós parto.
Isaac só pegou  no peito no 5 dia vida, o que foi suficiente pra desencadear mais um episódio de desespero da minha parte. Cheguei a comprar NAN pra ele pois desde que nasceu ainda não tinha mamado e eu sem leite no seio.
Foi dureza esse dia.
Uma amiga da família, que é enfermeira, veio aqui em casa e me ensinou a amamentar meu filho, sou grata por ela ter tido paciência comigo, pois eu só chorava.
Hoje meu bezerrinho mama que é uma beleza, em livre demanda ele fica até 1 hora no peito, hora mamando hora brincando hora só com o peito na boca mesmo. E eu deixo com orgulho, pois só eu sei o que passei pra ele pegar no peito.
Ele acorda uma ou duas vezes na madrugada, troco a fraldinha dou peitinho e as vezes ele dorme rápido, outras não. Agora já estou acostumando mais, mas nas 2 primeiras semanas dormia sentada com ele no colo. #perigo
engordou 1 kilo e pouquinho e está ficando gordinho.
Estou bastante cansada, mas satisfeita e feliz com meu Isaac!!!


Relato de Parto


Relato de Parto


Nome: Isaac Lucas
Mãe: Luciana
Pai: Paulo
Data: 06/04/2013
Hora: 04:57 hrs
Maternidade: Sofia Feldman
Medida: 51 cm
Peso: 3.050 g
Tipo de parto: Normal com analgesia


Bom, finalmente consegui escrever meu relato um mês depois e tá loooooongo!!! Então senta que lá vem história. he he hehe
Desde que engravidei, sempre idealizei um parto perfeito. Não dava ouvidos ao que as mulheres frustradas falavam e as coisas ruins eu deixava entrar por um ouvido e sair pelo outro.
Sempre defendi o parto normal por acreditar que era o melhor para mim e pro meu bebê, mas em momento algum pensei que ter um parto por cesárea me faria menos mãe. É apenas questão de opinião e a certeza do que seria melhor ou não pra mim nesse momento da minha vida.
Com o meu relato não quero desencorajar ninguém a fazer isso ou aquilo, mas vou tentar ser o mais verdadeira possível.
Para adiantar, minha experiência na partolândia foi ótima, e se tiver que passar tudo de novo eu vou sem medo de ser feliz!!! J
Meu parto perfeito seria mais ou menos assim:
“ – Amor, acorda... a bolsa rompeu! Acho que está na hora...
Eu super tranqüila, com apenas uma cólica forte. Fomos pro hospital e a surpresa ao chegar lá e ver que eu já estava com 7 cm de dilatação. Internei e fui para a casa de parto. Como era de madrugada estava vazio e minha mãe e meu esposo puderam me acompanhar. Encheram a banheira e quase não deu tempo de entrar. Meu filho nasceu de parto natural na água... chorou muito e ficou quietinho ao ouvir minha voz. A dor insuportável eu não senti e parir meu filho foi a coisa mais emocionante que me aconteceu, foi lindo!!!”
Maaasssssss, foi bom eu ter tido esse pensamento durante toda a gravidez, hoje eu vejo que toda essa positividade me ajudou bastante pq minha realidade foi pauleira... rsss rsss
Na realidade tudo começou assim:
Na quinta feira dia 04/04 tive uma consulta pré-natal no posto, e o GO me assustou ao falar que queria me encaminhar pra uma cesárea, pq achava meu BB muito grande e com a minha idade não era bom arriscar um PN (parto normal), resumindo: chamou meu filho de gordo e eu de velha (kkkkkkkk). Pediu um ultrassom o mais rápido possível e qualquer alteração eu poderia correr pra maternidade...
Nessa hora eu pirei... fiquei semi desesperada morrendo de medo de entrar na faca.
Resolvi ir na maternidade que eu tinha escolhido para o parto e falar o que o GO do posto tinha falado... a enfermeira disse que até ela ficaria com medo e começou a me examinar. Para nossa surpresa estava com 3 cm de dilatação mas sem contração significativa para internação. Acredito que ela fez um deslocamento de membranas, pq o toque que doeu viu, nusga! Vi estrelinhas na hora.
Aí voltamos pra casa, sem o ultrassom, pq segundo a enfermeira obstetra que me atendeu estava tudo ok com o BB segundo os exames que ela fez.
Voltei feliz com meus 3 cm de dilatação e sem dores fortes... minha ingenuidade de mãe de primeira viagem me fez acreditar naquele parto perfeito que eu tinha idealizado... rsss rsss doce ilusão!!!!
Na sexta feira, acordei disposta a ajudar um pouco meu trabalho de parto e cismei que tinha que andar pra dilatar mais. Como meu esposo tinha que resolver umas pendências resolvi que ia com ele e andamos muito, muito mesmo. Na hora de voltar pra casa ainda quis passar na casa dos meus pais e voltar a pé pra casa, cerca de 30 minutos andando. Só sentia umas coliquinhas, uma dorzinha de vez enquando na costa, um cansaçozinho chatinho e mais nada.
Chegamos em casa e fomos direto pra cama. Sabe aquela soneca gostosa? Pois é eu tirei! \o/
Era 19 hrs em ponto quando o telefone tocou, levantei pra atender. Antes de voltar pra cama fui no banheiro e... PLOC!!! Ai meu Deus, eu escutei e senti o tal PLOC que o povo fala. (eeeeeeeeeeee!!!!)
E junto veio uma fincada forte... afff acho que fiquei até amarela na hora (exageradaaaa!!!)
Nem sentei no vaso, cai nele com vontade. Fiz um tanto de xixi e aquela cólica forte junto.
Ih rapaz! Pensei... Isso é dor de parto, inconfundível com certeza!
Me refiz e fui no quarto acordar meu belo adormecido... coisa estranha, a gente fica a gravidez toda treinando : “- amor, acho que a bolsa rompeu.” Pra na hora eu soltar um:
“ – Mozão, vem cá ver meu xixi. Tá estranho! Olha aí, acho que é a bolsa que estourou, num parece?” (kkkkkkkkkkkk)
Nessa hora Paulo coçou a cabeça e falou que não sabia, mas que poderia ser. E perguntou das dores tbm. Falei que já estava sentindo e começamos a marcar. Já estava de 5 em 5 minutos. Até achei que estava marcando errado, só que não.
Ligamos pra minha mãe e meu irmão disse que com uns 15 minutos chegava.
Trocamos de roupa, pegamos as sacolas e malas... nos ajeitamos. E nesse meio tempo a dor descendo com tudo!
Quando meu irmão chegou já estava de 3 em 3 minutos.
Custei entrar no carro de tamanha dor... fui quase engatinhando. Já tava chamando urubu de meu loro.
E lá vamos nós rumo a maternidade!!! Oba, meu momento tinha chegado. Mas quem disse que dava pra pensar em “momento” naquele momento? rssss rsssss
Que buraco!!! Literalmente, a cada buraco era uma fisgada mais forte, meu irmão teve que parar o carro várias vezes pq não estava agüentando o balanço do carro de tanta dor.
Eu ia gritando e gemendo dentro do carro, perguntava sem parar sobre aquela história de que a contração vinha de 30 em 30 minutos e depois ia diminuindo. Tava até engraçado!!! O pior era que eu gritava de dor e gargalhava da situação, não sabia se ria ou chorava (ao pé da letra!).
Não tinha espaço de tempo não, tava vindo uma atrás da outra sem dó!
Teve uma hora que fiquei de quatro no banco de trás, foi o que mais me aliviou!!! Batia no capô e gritava, e depois começava a rir pq realmente a situação era muito tosca! Meu irmão falava sem parar que queria gravar isso pra colocar no youtube e eu xingava ele, isso tbm me aliviava!!! kkkkkkkkk
A primitiva selvagem dentro de mim começava a aflorar...
Chegamos na maternidade e já fui direto pra triagem, tbm do jeito que eu entrei estranhei não me oferecerem uma cadeira de rodas (he hee eh hee). Na hora do toque já estava com 5 cm de dilatação (pensei: “só??? Andei tanto hoje pra dilatar só 2 cm? Ah neeeeiiim). Pelo menos já era metade né.
Fui encaminhada pra sala de parto, nem passei pelo pré parto. Como minha pressão aumentou, não pude ir pra casa de parto, onde o parto é extremamente natural e sem nenhuma intervenção.
Que pena, eu pensei na hora... que sorte eu penso hoje!!! rss rsss
Nesse caso só uma pessoa poderia entrar comigo, e a decisão foi unânime: Minha mãe!
Fomos e entrei direito pro chuveiro. Hummm como era bom. Aquela água escaldante nas minhas costas aliviando minha dor. Fiquei mais de uma hora ali debaixo, sentada no banquinho de parto que parecia um C.
        No começo estava suportando mais a dor, porém foi intensificando.
E como dói... O povo me falava da cólica forte e essa nem passou perto de mim. Minha dor vinha toda nas ancas, com o perdão da palavra. Parecia que estava moendo, triturando os ossos e puxando pra baixo. (minha percepção da dor, não quer dizer que todas são assim)
Aí nessa hora comecei a pensar um monte de coisa: pq inventei moda de PN, pq não fiz exercícios na gravidez, pq essa dor era assim, credo devo estar feia vou molhar o cabelo, ih meu peito ta caído, ainda bem que estou aqui, vou pedir anestesia!!! E por aí vai... rss rss rss
kkkkkkkkk, nessa hora esqueci aquela história de parto natural e implorei anestesia... rss rss Que vergonha, ri tanto de mim depois.
Cada hora que vinha a dor eu dava um grito gostoso, selvagem lá do fundo... isso tbm me aliviava. Aquele urro lá de dentro, sem vergonha e sem pudor... sem medo! Eu sempre quis gritar assim e claro não ia perder a oportunidade. #aoportunista
Gente, gritar sem vergonha é bom demais!!! Meu prazer naquele momento estava nos gritos. Eu e minha mãe ria até disso. E todo tempo eu pedia desculpas pra enfermeira pelos gritos. Ela me deixava ainda mais a vontade. Era bom!!!
Quando estava de 7 pra 8 cm de dilatação, veio a boa notícia que já iam me chamar pra anestesia (analgesia, aquela nas costas e que vc pode andar).
Meu Deus que alívio!!! Depois da anestesia, estava vendo elefante rosa, duendes voadores e tudo mais. Meu humor ficou maravilhoso e estava rindo e conversando com todos no meu caminho.
Voltamos pro quarto e fiquei sendo monitorada de 5 em 5 minutos. Como relaxei demais, tive que tomar ocitocina (hormônio que ajuda na dilatação), mas tudo bem estava tão feliz sem a dor que qualquer intervenção pra me ajudar era bem vinda, até sonda eu tive que usar pq minha bexiga encheu muito e eu não estava conseguindo fazer xixi.
A duração da anestesia é só de 2 horas e quando vi que meu tempo já estava acabando comecei a ficar um pouco tensa. Mas aí, mais uma ótima notícia: já tinha 10 de dilatação!!! \o/
A anestesia acabou as 04:20 mais ou menos, e começamos com o trabalho expulsivo.
A enfermeira obstetra pediu pra eu deitar pra gente começar, e eu disse que queria ganhar de cócoras, ela adorou e colocou o arco na cama pra eu apoiar nele.
E lá vai eu, cada contração uma força... comecei fazendo errado e fui orientada.
Fiquei de pé fazendo a dança do nascimento (kkkkkk) que era rebolar pra ajudar o bb descer e quando vinha a contração eu agachada e fazia muita força.
Nessa hora eu não gritei não, só saia um som de força mesmo. Me falaram tbm que depois que a anestesia acaba, a dor vinha dobrada. Graças a Deus comigo foi diferente, a dor estava menor.
Fiz uma forçona e senti a cabeça do Isaac passando pelo canal, fiz outra força senti o tal “círculo de fogo” (\o/) e a cabeça saiu. Isaac estava com circular de cordão no pescoço e rapidinho a enfermeira desenrolou (mas não me falaram na hora).
Estava cansada das forças e queria tomar um fôlego, acho que ficaram com medo de eu sentar de uma vez e machucar o bb, aí a enfermeira pediu pra eu deitar que seria mais fácil pra mim. Deitei e já comecei a fazer força de novo, nem sei se tinha contração ou não, só queria ver meu bb logo.
Fechei os olhos e vi um túnel escuro com uma luz lá no fundo, concentrei e senti meu bb saindo de dentro de mim. Abri os olhos esperando ouvir o choro dele e nada...
Ai meu Deus... nada???
Me deu um certo desespero na hora, como assim meu bb não chorou? Tem coisa errada!
Virei a cabeça de lado e só via a EO balançando o Isaac e o menino sem reação. Cortaram o cordão umbilical e colocaram ele na mesa pra fazer a sucção.
Só depois ele chorou. Ai que alívio. Meu bb estava bem!!!
Aí veio a equipe! Um me dava injeção pra não ter hemorragia, outro conferia meu soro, outro jogava o Isaac no meu colo e eu lá toda abertinha esperando a sutura... rss rss
Pedi pra minha mãe chamar o Paulo depois que Isaac tivesse nascido, senão ela ia perder o melhor da noite. E tbm pq não queria que ele me visse selvagem e primitiva (adorei isso! rss rss), tenho certeza que ele ia ficar com dó e isso ia custar a sair da cabeça dele.
Depois da sutura que levou mais de 30 minutos pra ser feita (tive laceração de 3º grau), ficamos mais umas 2 horas no quarto, nós 3 curtindo aquele recém nascido que hora parecia com o pai, hora parecia com a mãe, hora com ninguém...
Fomos pra sala de pré parto aguardar liberação do quarto, e logo já recebemos visita.
Fui andando, já conseguia tomar banho e ir ao banheiro sozinha. Fiquei bem dolorida, o que é normal depois de um PN, mas livre pra fazer o basição.
Meu esposo ficou 24 horas do meu lado junto com Isaac. Eles não saíram de perto de mim, e isso me deu muita segurança.
Meu parto foi em um hospital público e nunca fui tão bem tratada. Isaac nasceu no Sofia Feldman de forma humanizada na medida do possível.
Fomos respeitados todo o tempo desde a internação até a alta.
A comida é ótima e demos um prejuízo pro SUS!! he he heh eh

Minha conclusão do meu parto:
Eu escolhi o PN e tive, não me arrependi e pro próximo queria PN tbm. A dor é suportável dependendo do seu psicológico. Confesso que desesperei um pouco, acho que por ter sido a primeira vez... mas nos meus momentos de concentração vi que é suportável sim.
Tive 10 horas de trabalho de parto ativo e achei que foi até rápido pro ser o primeiro e por ter tomado anestesia.
No próximo quero anestesia tbm!!! Adorei ficar 2 horas sem dor.
Gritar, berrar e urrar me relaxava por incrível que pareça. Amei essa falta de pudor em urrar gemendo (imagina a cena??? Kkkkkk) pra mim foi a melhor parte!
A água me ajudou muito, foi ótimo poder ficar debaixo do chuveiro sem tempo determinado, mas acho que não ia ter paciência pra ficar na banheira como eu queria.
Acredito que minha laceração foi grande pq eu não esperei contração pra fazer força no expulsivo, se eu tivesse tido mais paciência o estrago teria sido menor (ou não né).
Infelizmente não achei liiiindo, mas foi mágico, isso com certeza e tem um significado inexplicável pra mim.
Não sei descrever o sentimento, mas sei que me senti realizada.
Adoro contar essa história, rindo dos meus micos e até mesmo da dor que senti.
Não quis tirar fotos na hora, nem antes nem depois. É um momento que vai ficar só nas minhas lembranças. E tbm pq nem lembrei de foto na hora. Mas não me faz falta (por enquanto).
Isaac não chorou quando nasceu, mas não foi por causa da circular de cordão e sim pq nasceu cansado e engoliu muita gosma, chorou só depois da sucção. Depois que nasceu ele dormiu o tempo todo e nem pra mamar ele acordava. Como não estava molinho e reagia a estímulos era normal. Nos dois primeiros dias ele dormiu o dia inteiro e a noite acordou só uma vez.
Não consigo olhar pro meu filho e lembrar de dor, ao contrário, quando olho pra ele só consigo sentir amor... tudo valeu a pena e faria tudo de novo.
Falar que o PN me deixou mais forte, que mudei ou qualquer outra coisa, sinceramente não sei. Se tivesse sido cesárea acho que ia sentir a mesma coisa. Acredito que tanto faz depois que temos nosso filho nos braços.
Lá no fundo acho que a aventura do PN me atraiu... a doida né? rsss rss
Pois é, padeci... Mas hoje estou no paraíso!!! \o/

SER MÃE É MUITO BOM!!!