domingo, 3 de fevereiro de 2013

Frango Desossado

Em Julho do ano passado recebi a visita da minha madrinha aqui em casa, que na maior boa vontade, veio me ensinar a fazer um frango desossado.
Confesso que no primeiro momento não gostei do que vi e achei que eu não conseguiria... cheguei ao ponto de não querer ficar com o que ela tão prontamente fez me ensinando (afff, que vergonha).
Mas como eu estava doida pra aprender e pra não deixar em vão o tempo que ela perdeu comigo (rss rss) resolvi por a mão na massa e ver se eu fui ou não uma boa aluna!
Bom, difícil não é... rss rss

Vamos precisar de um frango resfriado. O ideal é que esteja em temperatura ambiente.
Lave o frango e com uma faca de ponta e bem amolada comece a separar o osso da carne. Cuidado para não furar a pele, pois ela deve ficar inteira.
Eu comecei a desossar pelas costas do frango. Não esqueça de tirar a "bundinha" dele. Aquela parte onde fica o óleo...
Quando chegar nas juntas da coxa e contra coxa, corte bem nas juntas e vá desossando pela contra coxa até a coxa sem separar esses ossos. Quando a pele sair da coxa vai ficar um buraco, daí é só fechar ele com uma linha depois.

Coloquei preto e branco pq acho horrível essa parte... rss rss
Mas a "caixa" do frango deve sair inteira. Essa é a parte das costa e do peito.
Lembrando que se deve redobrar o cuidado, principalmente nas costas pra não furar a pele do frango.
Se eu tivesse mais paciência teria ficado menos carne nos ossinhos, mas minha mãe falou que esse ossinho dá uma boa canja... (pra quem gosta, o que não é o meu caso! rss rss)

Depois de desossado ele fica assim.
Usei minha faca normal de ponta, e o resultado foi ótimo.
Na parte da coxa, fica um buraco que deve ser fechado com a linha, é bom ter uma agulha só pra cozinha e uma linha tbm, pq depois de rechear vamos ter que costurar o frango.
Na parte das asas, tem que deixar as pontinhas, essas pontinhas pode deixar com o osso, tira-se os ossos só dali pra trás.
Costure o buraco do pescoço.



Antes de começar a rechear, vamos temperar.
O tempero é a gosto mesmo, eu usei aquele de saquinho "meu frango assado"... fica bonitão!!! rss rss


O recheio eu fiz tipo de pizza!! Presunto ralado, mussarela ralada, tomate, cebola, pimentão e orégano. Bem caprichado mesmo.
Pode tbm fazer rolinhos com a mussarela e o presunto que fica bom tbm.
Enchi as partes do frango como coxas e asas primeiro. Pode rechear sem dó, essas partes depois de recheadas fica durinhas.
Depois passe pra maior parte, o peito.


 Depois de recheado a gente costura a parte debaixo e coloca papel alumínio nas pontas das asas, pra não queimar.
Ele fica esquisitinho mesmo, mas o meu ficou beeeeemmm recheado.
Pra ficar com uma aparência melhorzinha, pode colocar menos recheio e tentar juntar as coxas, amarrando. isso fica a critério.



Como eu comprei o tempero pronto "meu frango assado", ele vem com um saquinho, então usei ele mesmo.
Quem não tem deve enrolar o frango no papel alumínio, e depois de pronto tirar o papel e deixar o frango dourar.


O que eu achei péssimo do saquinho foi que meu frango desossado quase virou canja! Deu muita água...
O tempero fala que o frango fica molhadinho, mas o meu ficou demais. rss rss
Aí eu tive que fazer o difícil, tirar o saquinho pra água secar um pouco, o que não aconteceu, acabei jogando fora a aguaceira toda e deixei mais um tempinho no forno pra dourar.


Mas no final, cheguei a um ótimo resultado. Ficou uma delíííícia!!!!! Temperadinho, suculento e bunito aos olhos de quem vê.
O segundo que fiz, sim fiz outro, eu fiz com rolinhos de presunto e mussarela e usei um tempero mais simples: sal, alho e limão. Ficou ótimo tbm e deu menos água do que o primeiro. Usei o alumínio pra envolver o frango.
Agora não sei se a água deu por causa do saquinho, ou da mussarela ralada ou se fiz algo errado.
Só sei que é um prato delicioso e um pouco trabalhoso, mas com certeza é sucesso garantido, principalmente se tiver visitas, todos adoram!
Os recheios variam de acordo com a criatividade do mestre cuca... rss rss

Nenhum comentário:

Postar um comentário