sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Visita a Maternidade Sofia Feldman



O motivo da visita
Desde que decidi por querer tentar um parto normal (assunto pra outro post), comecei a pesquisar sobre maternidades que atendem pelo SUS aqui em BH.
Estou na carência do meu plano, e acabo dando graças a Deus, pois acho que seria mais difícil ter o parto que tanto quero pela rede particular. Não que seja impossível, mas acho que me daria uma dor de cabeça e tanto.
Bom, pesquisa aqui pesquisa ali, o Sofia Feldman começou a aparecer com uma proposta de parto humanizado... hummm
Aí minha principal dúvida era: moro em Neves e o hospital é de BH. Tem aquela palhaçada de hospital referência, e sinceramente o Hospital São Judas Tadeu, referência de Neves, não me animou nada nada. Tem quem reclame, tem quem elogia... mas EU não confio. Nunca fui atendida lá, nem mesmo cheguei a entrar. Só passei na porta e não gostei muito do que vi.
Talvez seja besteira minha, mas meu sexto sentido apita quando falo o nome desse hospital.
O Sofia tbm tem histórias tenebrosas e mil e uma pessoas que descem a ripa mesmo de lá. Porém tenho duas primas que tiveram seus partos lá e elogiaram bastante.
Na roda bem nascer tbm comentaram sobre lá. li relatos de parto de mulheres que deram a luz lá e a maioria foi positivo.
Quem reclama fala que ficou 17, 20 horas em trabalho de parto sofrendo... pô trabalho de parto é isso gente! O que acontece é que as mulheres chegam lá e querem entrar na anestesia pra não sentir dor até o bb nascer. e me informando mais, sei que tem a hora certa de aplicar a anestesia senão prejudica o trabalho de parto... enfim. Quem não tem informação se desespera mesmo. Vamos ver quando chegar a minha vez.

A visita
Qualquer gestante pode visitar o Sofia, na verdade temos o direito de visitar qualquer maternidade antes do parto e muitas mulheres não sabem disso.
Acho que é bacana fazer isso pois assim vc fica sabendo mais ou menos o que te espera né.
Ao chegar, fomos à recepção e falamos que fomos pra conhecer a maternidade. Daí vem uma voluntária da ouvidoria pra apresentar e explicar como é feito todo o atendimento lá dentro.
Fui com 3 colegas da roda bem nascer, mas na mesma semana tinha ido antes só minha mãe e eu.
Na primeira visita, foi mais superficial e rápida. Nessa última, quem nos acompanhou foi a Maria (um amor de pessoa) e fez questão de nos mostrar tudo tintim por tintim!
Ela explicou que o sofia é o 3º no mundo e o 1º no Brasil como hospital referência em parto humanizado. Inclusive no dia tinha grupos de outras cidades e outros países conhecendo o trabalho do hospital.
Tecnicamente o hospital se divide na maternidade e na casa de parto.
A maternidade é para as gestantes que querem ter acesso a anestesia ou que precisam de uma cesária de emergência. A cesária não é opção da gestante, eles só vão fazer se tiver constatado sofrimento fetal, cesárias anteriores, eclampsia, etc... só se precisar mesmo. Então quem vai pra lá, tenha em mente que cesária será última opção e realmente o parto normal, caso a gestante não apresente nenhuma complicação, sempre será a primeira opção.
A casa de parto é para as gestantes que querem tentar um parto normal natural sem intervenções (ocitocina, anestesia...). Tem algumas regrinhas pra ir pra lá tipo não pode ter tido cesária anterior, pressão tem que estar ok... qualquer tipo de risco que eles encontrem na gestação te impede de ir pra lá.
Começamos pela Maternidade: Conhecemos a recepção, sala de triagem, sala pra quem está em trabalho de parto e um banco pra quem esperava vaga na sala (fomos num dia em que estava lotado!!), conhecemos as salas de parto: todas com banheira e chuveiro a vontade, barras e bem espaçosas... a parte onde são feitas as cesárias e conversamos com mulheres que tinha acabado de ter o parto e com as enfermeiras de lá. Depois fomos pro andar de cima onde fica a UTI e CTI neo-natal. No andar de cima fica a enfermaria coletiva, tem mais ou menos 5 camas em cada quarto. Quem tem parto normal recebe alta em 24 horas se estiver tudo bem e quem tem cesária em 72 horas, se tudo ok. A mulher tem direito ao acompanhante 24 hs e se o bb tiver que fazer algum exame é obrigatório o acompanhante ir se a mãe não puder ir.
O acompanhante pode dormir e se alimentar enquanto a mulher estiver internada. E só um acompanhante pode assistir o parto. Não tem berçário e o bb fica na cama com a mãe todo o tempo. O horário de visita é bem flexível, mas não me lembro direito... só sei que pode de manhã e de tarde.
Os pais que quiserem registrar o bb, o hospital leva e busca de carro até o cartório.
Na Casa de Parto: Conhecemos a recepção que fica abaixo da portaria do Sofia, e vimos as salas (mas não entramos, estavam todas ocupadas), todas tem banheira e parece hospital particular. Luz ambiente, musiquinha e até incenso... tudo beeem mais tranquilo... Pode-se ter mais de um acompanhante na hora do parto, tudo de bom!!! Pena que é pequeno e que depende de ter vaga ou não pra quem quer ir pra lá (meu caso).
De qualquer forma, para ir pra casa de parto tem que passar pela triagem da maternidade.

Visitamos tbm a casa de gestante onde ficam mulheres de outras cidades que precisam de acompanhamento especial na gestação ou que tem os bbs internados e não tem condições de ir pra casa e voltar todos os dias, achei o máximo! Tem salão de beleza pra eles usarem, carrinhos pros bbs e alojamento confortável. Tem ainda serviço de escalda pés, acupuntura  massagens e terapias alternativas para gestantes a partir de 37 semanas para deixar a futuras mães calmas. E tudo isso de graça e aberto a todas atendidas pelo SUS. Quando estiver com 37 semanas vou correr lá pra ver se consigo pelo menos uma sessão de escalda pés... rss rss deve ser uma delícia!! Isso tudo é para ajudar no parto, relaxar e controlar a ansiedade.

Após o nascimento o bb fica pelo menos 1 hora no colo da mãe para amamentar e fortalecer o vínculo. Se não me engano o banho é só depois de 6 horas. Os procedimentos que são feitos pra ver se o bb está bem são feitos na frente da mãe, na mesma sala do parto e se tiver que levar o bb pra outro lugar é obrigatório o acompanhante ir com o bb. Em momento algum o bb fica sozinho e não é tirado de perto da mãe pra nada.

Minha Opinião
Bom por enquanto a minha verdade sobre o Sofia, é positiva.
Já decidi e se me for permitido quero ir pra lá sim. Como não sei em que situação meu filho vai querer vir ao mundo, se vai dar tempo ou não de chegar lá ou se outra coisa pode acontecer não tenho como falar que vou e pronto. Mas é minha vontade parir meu filho lá, na casa de parto... naquele ambiente gostoso que vi, na tranquilidade e com minha mãe e meu esposo do meu lado.
Não gostei muito do alojamento coletivo da maternidade por achar que é bem barulhento, e na casa de parto ficam no máximo duas mulheres por quarto.
Gostei do atendimento que tivemos por parte da voluntária e em todos os lugares que fomos lá estava tudo muito limpo ou tinha alguém limpando.
O hospital é do SUS, então não tem luxo e nem é lindo de se ver... mas como eu disse é limpo e isso pra mim foi mais importante.
Quanto as coisas ruins que ouvi de lá, prefiro não pensar pois cada um tem uma experiência diferente e quero ter a minha própria experiência. 
Reclamar da dor, do tempo que ficou, que foi negligenciada pelas enfermeiras, que o filho quase morreu, bla bla bla é fácil. agora quero ver alguém admitir que foi grossa, que reclamou de tudo, que não fez o que pediram, que estava mal informada... isso ninguém fala.
Sei não mais ainda acredito naquela que se vc é simpática recebe um tratamento simpatiquinho... rss rss Vamos ver né.
O plano B é ir pro Odete Valadares, mas mesmo assim só se falhar no Sofia. Não gostaria de ter os procedimentos de rotina dos outros hospitais (hormônio no soro, corte...)

Hoje em dia tudo gira em torno de informação. Busco saber, conhecer, questionar... não aceito tudo que "vomitam" no meu ouvido porque parece prazeroso para algumas pessoas te assustar com histórias ruins ou pessoas que não sabem nem o que estão falando.
Se eu não concordo com alguma coisa falo na hora mesmo e com a segurança de já ter pesquisado antes, não só na internet mais em livros e revistas tbm. Muita coisa entra em conflito e quando não tenho certeza fico calada.
Me mantenho positiva e segura da minha decisão do parto normal por N motivos e não me sinto obrigada a ficar dando explicações pra quem arregala o olho e grita que sou louca. afff Poxa eu sei que vai ser difícil, mas eu acredito que é a melhor opção pra mim e pro meu bb. Sem falar que a maioria das mulheres da minha família tiveram parto normal e me aconselham sem piscar os olhos. Elas falam que a dor é só na hora e que depois eu esqueço... família parideira né??? rss rss
Visitar o possível local de nascimento do filho e ter um plano B pra se algo der errado foi a melhor coisa que fiz, posso dizer que nesse assunto não me preocupo mais.
Agora é preparar a cabecinha, ficar calminha, curtir o resto da gravidez e torcer pra Deus abençoar de sair tudo como estou planejando.

Link: http://www.sofiafeldman.org.br/

Endereço:

Rua Antônio Bandeira, nº 1060 • Tupi.
Belo Horizonte • MG • CEP: 31844-130
 tel:             31 3408-2200      

Como chegar:

Para mais informações sobre horários e itinerários, visite o site da BHTrans.


5 comentários:

  1. Lu, nossa que hospital ótimo. Melhor que muito particular por aqui.
    Meu próximo baby eu quero tentar parto normal. Quero ver se crio coragem até lá rsss.
    Bjos linda!

    ResponderExcluir
  2. Si, ótimo mesmo só vou poder confirmar se eu conseguir ter meu parto lá... rss rss infelizmente tem mais história ruim do que boa de lá, mas mesmo assim quero tentar pois gostei muito do que vi com meus próprios olhos e com o que ouvi de quem tinha acabado de ter o bb.
    Espero ter toda essa coragem na hora H!!! rss rss

    ResponderExcluir
  3. Oi, Lú achei se blog por acaso e já estou te seguindo, eu estou no final da minha segunda gravidez, meu primeiro parto foi normal há 7 anos atrás, e eu pretendo se Deus quiser ter outro parto normal, mas dessa vez mais humanizado.Moro em Betim e minha primeira opção é a maternidade do Terezopolis você já ouviu falar de lá? Dizem que lá o parto tb é humanizado, mas moro perto do Hospital Regional e estou morrendo de medo de não me aceitarem em outro lugar vc já deve ter ouvido da contaminação do Regional né? só de pensar em ir pra lá morro de medo! Então se não me aceitarem no Terezopolis vou tentar no sofia e seja o que Deus quiser!
    beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Ai jo, isso deixa a gente um pouco preocupada mesmo... será que aceitam ou não? Pelo que eu andei pesquisando e perguntando pra quem trabalha na área é que se a gente estiver mesmo em trabalho de parto nenhuma maternidade pode recusar a gente, o problema é se funciona ou não na prática. Fiquei sabendo tbm que se a maternidade não tiver vaga é obrigada a transferir a gente pra alguma que tenha, mas a gente tbm não escolhe... aff
    Por isso vou tentar ir pra maternidade mas na hora mesmo (não sei como vou saber que hora é essa) mas vou tentar esperar o máximo em casa.
    O hospital que é referência aqui do posto até tremo quando escuto o nome tbm.
    Vamos rezar e torcer pra que tudo corra bem na nossa hora e seja o que Deus quiser, como vc disse.
    Boa sorte pra vc!!! (pra nós... rss rss)

    ResponderExcluir
  5. Achei super bacana esse comentário e resolvi colocar ele aqui tbm, pois é importante ver relatos bons de parto feito pelo SUS.
    Lívia, muito obrigada pela contribuição!!!

    " Anônimo17/01/13 17:23
    Oi Lu, tudo bem? Meu nome é Lívia e sou gestante tb, e por coincidência estou exatamente no mesmo período gestacional que vc! (28 semanas e 4 dias). Li a sua reportagem sobre sua visita a Maternidade Sofia Feldman e achei super interessante, pois eu já tenho um filhinho de 1 aninho e 3 meses que nasceu lá no Sofia... e gostei muito da sua descrição. Parecia até eu mesma descrevendo! Pelo que pude perceber a respeito das suas expectativas, acho que vc não vai se arrepender de ir pra lá, pois na hora do atendimento em si tb foram muito atenciosos comigo! Não tenho nada do que reclamar. Tive atendimento de Maternidade Particular com direito a acompanhante 24hs ao meu lado e minha mãe tb, toda hora tinha enfermeira me monitorando e monitorando os batimentos cardíacos do meu bebê, traziam água, gelatina pra mim, creme de massagem e me massageavam na hora das contrações! Tive meu bebê num ambiente calmo, muito bem limpo e sem interferências do jeito que planejei. Lá tb tive acesso a outros métodos para alivio da dor que me ajudaram muuuito como: chuveiro e banheira com água quentinha e a bola do nascimento. E meus acompanhantes tb foram muito bem tratados! Enfim, eu gostei tanto que nesta gravidez deixei de fazer meu pré natal no particular como na primeira gestação pra fazer no próprio Sofia Feldman. Estarei lá para minha próxima consulta no início de Fevereiro. E já que vc pretende ter seu bebê lá e estamos na mesma idade gestacional, quem sabe nos encontramos por lá?! rs Grande abraço e que tenhamos uma boa hora na companhia principalmente de nosso Senhor Jesus e que Ele nos proteja!
    Att,
    Lívia."

    ResponderExcluir