quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Desejo do Mês: Falafel

Esse mês deu uma vontade louca de comer falafel... hummmm
Eu sabia que se fosse comprar correira o risco de não vir com o gosto que eu me lembrava e resolvi fazer meu próprio falafel.

Ingredientes na tijela
Ingredientes
500 g de grão de bico
1 cebola grande picada pequena ou ralada
2 dentes de alho bem socados
Salsinha picada a gosto
1 colher (chá) de cominho
1 colher (chá) de coentro em pó
1/2 colher (chá) de fermento em pó
1 colher (sopa) rasa de sal
1/2 colher (chá) de pimenta síria
Bastante óleo para fritar
Pão sírio
Doze horas antes, lave bem o grão de bico e coloque de molho com bastante água. 
Escorra bem, deixando bem sequinho, e passe no processador (em duas ou três vezes dependendo do tamanho do seu processador). Triture até ficar uma massa granulada bem fina. 
Meu processador resolveu dar pau, e tive que triturar o grão de bico no liquidificador. É bem mais trabalhoso, porém uma opção pra quem não tem o processador.
Massa pronta para fritar
Coloque o grão de bico triturado numa tigela e junte a cebola, o alho, a salsa, o cominho, o coentro, o fermento, o sal e a pimenta síria. Misture bem até ficar uma massa mais lisa e muito homogênea. Deixe a massa descansar por meia hora (pulei esta parte).
Numa frigideira funda, coloque óleo de modo a atingir pelo menos 4 centímetros de altura, e leve ao fogo médio para aquecer. 
Retire porções da massa com uma colher de sobremesa e forme bolinhas modelando-as com as mãos (vá pressionando a massa enquanto modela as bolinhas, para que não se desfaçam). 
Frite as bolinhas aos poucos, até que fiquem douradas por igual. 
Retire as bolinhas com uma escumadeira e deixe-as escorrendo sobre papel absorvente. Sirva ainda quente com a salada e o molho dentro do pão sírio. 

Molhos de Gergelim e de Alho 
 Acompanhamentos


* Molho de gergelim
3 colheres (sopa) de tahine
1 dente de alho bem socado
Sal a gosto
3 colheres (sopa) de suco de limão
Água gelada
Soque bem o alho com o sal. Junte o tahine e misture bem. Coloque o suco de limão e mexa até virar um creme. Aos poucos, vá juntando água até o molho ficar mais fluido.
Eu detestei esse molho, o meu ficou meio amargo, aí decidi fazer um de alho.

* Molho de Alho
02 dentes de alho
Salsinha a gosto
Um copo de leite
Sal a gosto
Oléo para dar o ponto
Coloque o alho, o leite, a salsinha e o sal no liquidificador e bata bastante, vá adicionando o óleo em fio até ficar na consistência desejada.

* Salada de Beringela
01 Berinjela
01 Cebola picada
Azeitonas a gosto
Pimentão a gosto picadinho
Ervas finas, orégano, salsinha a gosto
02 dentes de alho cortados em filetes
Azeite, vinagre e sal a gosto.
Pique a berinjela em cubinhos e deixe de molho por 30 minutos em água com vinagre. Cozinhe.
Tempere a salada com os temperos acima ou a seu gosto. O segredo é colocar bastante azeite e vinagre para a salada ficar molhadinha.
O ideal é fazer a salada um dia antes pro tempero entranhar na berinjela.

* Pão Sírio
Para rechear com as bolinhas de falafel e os acompanhamentos

* Alface picadinho


Mesa pronta: Molhos, alface, salada de berinjela, pão sírio e bolinhos de falafel

Falafel montado. hummmmmm!!!!
Valeu muito eu fazer em casa, ficou bem parecido com o que eu comi e me satisfez pois comi a noite e no café da manhã do outro dia... rss rss
Da próxima vez que eu for fazer, vou fazer sem a pimenta síria... o cheiro dela é de canela ou coisa do tipo e pro meu paladar ficou enjoativo.

2 comentários:

  1. Ai, Lu, me diverti ate lendo sua receita! Rsrssr Nunca comi, mas agora seu desejo de gravida me contagiou e to com vontade de arriscar...o meu marido adora comida arabe.

    ResponderExcluir
  2. Pra quem gosta dá pro gasto viu yaya!!! rss rss
    Mas vc pode ir a um restaurante árabe tbm caso não goste de cozinha. Esse me deu trabalho só na hora de bater no liquidificador, demorou pq tem que bater de pouquinho em pouquinho. afff
    No mais é fácil de fazer.
    O tahine eu comprei numa loja de comida árabe, "zóim" da cara e eu não gostei. ha ha ha
    Se vc fizer, depois me fala se gostou.
    Bjssss

    ResponderExcluir