segunda-feira, 5 de março de 2012

Ácido Fólico

Hoje fui ao posto do bairro para pedir uma receita do ácido fólico. Li em vários fóruns que é bom começar a tomar antes de engravidar, e durante a consulta a médica me confirmou isso.
O ácido fólico é importante para a formação do tubo neural do feto, ela tbm fez um comentário com a estagiária que me atendeu que depois de grávida, dependendo do tempo nem adianta tomar pois esse tubo já está formado.
Então fica a dica para as tentantes de plantão: Pensou em engravidar, pode começar a tomar ácido fólico.
A médica tbm me pediu pra fazer um preventivo, aproveitei que estava lá e já marquei para amanhã mesmo.
Ano passado eu tinha todas as comodidades do plano de saúde, e estava com um pouco de medo quando caísse no SUS, mas o atendimento do posto que eu fui é ótimo! O pessoal é super atencioso e tendo disponibilidade o atendimento é até rápido.
O único ruim é ter que ir beeeem cedo pra ser atendida mais rápido. Mas pra mim não foi problema não.
Cheguei lá por volta de 6:20 da manhã, o atendimento começa às 8 hs... saí de lá era 9 hs, mas tbm fui a 3ª da fila.
Não pode é ter complicação, pq aí o bicho pega mesmo, segundo a conversa do povo na fila... rss rss
Bom, agora é pedir a Deus pra tomar conta e seguir em frente sem medo!

Momento CTRL+C, CTRL+V:


Ácido fólico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O ácido fólico, folacina ou ácido pteroil-L-glutâmico, também conhecido como vitamina B9 ou vitamina M, é uma vitamina hidrossolúvel pertencente ao complexo B necessária para a formação de proteínas estruturais e hemoglobina.
Benefícios
 O ácido fólico é efetivo no tratamento de certas anemias.
 Pode manter espermatozóides saudáveis.
 É um dos componentes indispensáveis para uma gravidez saudável.
 Reduz risco de mal de Alzheimer
 Pode ajudar a evitar doenças cardíacas e derrame.
 Ajuda a controlar a hipertensão.
Encontrado em vísceras de animais, verduras de folha verde, legumes, frutos secos, grãos integrais e levedura de cerveja. Ele se perde nos alimentos conservados em temperatura ambiente e durante o cozimento. Ao contrário de outras vitaminas hidrossolúveis, é armazenado no fígado e sua ingestão diária não é necessária. Sua insuficiência nos seres humanos é muito rara.
No Brasil, há uma lei que determina que a farinha de trigo seja enriquecida com ferro e ácido fólico (e produtos derivados, como o pão) para diminuir a ocorrência de anemia principalmente em crianças.
Se a mulher tem ácido fólico suficiente durante a gravidez, essa vitamina pode prevenir defeitos de nascença no cérebro e na coluna vertebral do bebê, como a espinha bífida. Pois o ácido fólico participa na formação do tubo neural no feto.
Sinais e sintomas de níveis anormais do nutriente
Hipovitaminose: anemias, anorexia, apatia, distúrbios digestivos, cansaço, dores de cabeça, problemas de crescimento, insônia, dificuldade de memorização, aflição das pernas e fraqueza.
Hipervitaminose: euforia, excitação e hiperatividade.
A fórmula molecular do ácido fólico é C19H19N7O6.
Prevenção na gravidez
O ácido fólico atua na prevenção de anomalias congênitas no primeiro trimestre da gestação. Ele é recomendado na prevenção primária da ocorrência de defeitos do fechamento do tubo neural, que entre os dias 18 e 26 do período embrionário transforma-se na espinha. Defeitos do tubo neural são malformações que ocorrem no início do desenvolvimento fetal, sendo os principais: anencefalia e espinha bífida. As doses diárias recomendadas são de 0,4 a 0,8 mg no período de no mínimo um mês antes da concepção até três meses ou 12 semanas de gravidez (1º trimestre).
O principal problema desta prevenção reside no fato de cerca de metade das gestações não serem planejadas e, assim, quando as mulheres descobrem que estão grávidas já é tarde para se fazer a suplementação com o ácido fólico. Por este motivo o principal foco é que as mulheres em idade reprodutiva tenham uma alimentação balanceada que contenha alimentos ricos em ácido fólico. As principais fontes deste nutriente são as vísceras, o feijão e os vegetais de folhas verdes como o espinafre, aspargo e o brócolis, além de abacate, abóbora, carne de vaca, carne de porco, cenoura, couve, fígado, laranja, leite, maçã, milho, ovo e queijo.

FONTE: Wikipédia

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário