segunda-feira, 4 de março de 2013

Exame Streptococcus grupo B


Na última consulta pré-natal pelo plano de saúde, minha médica me pediu esse exame difícil de falar: cultura de streptococcus... ela explicou que é importante fazer entre 35 e 37 semanas de gestação para verificar se tenho ou não essa bactéria.
No caso de positivo, durante o trabalho de parto, é administrado antibiótico pra bactéria não atingir o bb.
Ela disse que essa bactéria pode até causar óbito. Pra gente não faz mal, mas pode ser fatal para o recém nascido.
Pra variar, dei uma pesquisada pra saber mais sobre esse exame.
Li relatos de mulheres que fizeram e acharam constrangedor...
Eu particularmente, não achei. O papa nicolau me incomoda mais.
O exame em si consiste em colher amostra vaginal e anal com um cotonete. Minha médica me explicou antes e a enfermeira tbm antes de começar.
Sentei numa cadeira estilo ginecológica, com as perninhas abertas, a enfermeira passou um cotonete na vagina e outro no anus... simples! Acabou o exame. Super rápido.
Pra quem tá acostumada a fazer o preventivo, isso faz cosquinha... rss rss
Só me pediram pra não ter relações por 48 horas antes do exame... o banho foi liberado no dia, fiz exame as 10 hs da manhã. Mas minha médica orientou a ficar sem banho de um dia pro outro e não higienizar como de costume pra não mascarar a bactéria caso tenha.
Fiquei por volta de 14 horas sem banho, suficiente eu acho... rss rss
Se o seu GO ainda não pediu esse exame, vale a pena questionar pois é um exame importante para proteção dos nossos pimpolhinhos.

Mais informações sobre:
Bactéria que causa morte em bebês prematuros é desconhecida das gestantes. 
Exame laboratorial realizado até 48 horas antes do parto normal elimina o risco. 

Sabe-se hoje que o Streptococcus agalactiae é a bactéria mais freqüentemente isolada dos quadros de sepse neonatal precoce, podendo ou não vir acompanhado de meningite, pneumonia, osteomielite, etc - quadro este não raro fatal. 
Em 1970, este microrganismo chamado também de estreptococo beta hemolítico do grupo B, ou simplesmente SBB, emergiu como o principal patógeno em UTIs neonatais, causando elevada mortalidade nos recém-nascidos. Essa bactéria, descoberta há quase 100 anos, coloniza o intestino humano, sendo parte da flora intestinal normal, podendo ou não estar presente nas fezes. A partir do intestino o SBB pode se instalar no trato genital feminino (parede vaginal), sem apresentar qualquer sintomatologia clínica. 
Diagnóstico laboratorial 
O diagnóstico consiste em fazer duas culturas coletadas de locais diferentes: parede vaginal e ano-retal, e devem ser realizadas entre 35 e 37 semanas de gestação ou quando a mulher apresentar trabalho de parto ou ruptura de bolsa antes de 37 semanas. 
O resultado pode ser obtido em 30 horas ou menos. Com esse resultado o ginecologista saberá qual paciente deve ser medicada e com qual antibiótico. Importante salientar que somente a cultura pode identificar as mulheres que realmente necessitam ser medicadas, e assim evitar o uso indiscriminado de antibióticos. 
O antibiótico (penicilina) é a droga de escolha e deverá ser prescrita para as mulheres com cultura positiva para estreptococo do grupo B. 
Existe também a indicação de tratamento para parturientes em trabalho de parto antes de 37 semanas e que não tenham o resultado da cultura. 
Esta bactéria está presente em cerca de 15 a 35% das gestantes ao longo da gravidez. Segundo o médico obstetra Marcelo Luís Nomura, do CAISM - Unicamp, autor da tese de doutorado que investigou o assunto, em 50% dos partos em mulheres contaminadas, a bactéria - que não causa sintomas nas mães - pode ser transmitida ao recém nascido. 
A infecção pode causar meningite, pneumonia e septicemia (infecção sangüínea) nos recém-nascidos, e ocorre em 2% dos bebês de mães colonizadas. Os prematuros podem se infectar com maior freqüência e os sintomas aparecem poucas horas após o nascimento. 
Cerca de 15% a 30% dos sobreviventes da meningite apresentam seqüelas neurológicas, visuais e auditivas graves. A taxa de mortalidade varia de 2% a 30%. 
Ainda não há vacina preventiva para o controle da bactéria, portanto a única forma de prevenção é o tratamento precoce. O exame laboratorial minimiza a antibioticoterapia empírica, pois pode ser realizado em até 48 horas antes do parto. 
Com o diagnóstico positivo, a parturiente é medicada com penicilina. As alérgicas podem ser medicadas com outro antibiótico. 
Informação 
Para o médico Dr.Ulysses Moraes Oliveira, especialista em microbiologia clínica, e responsável pelo desenvolvimento desse meio de cultura, há necessidade de se difundir ao máximo esse conhecimento, para não mais haver recém-natos colonizados e com possibilidade de vir a óbito. 
O exame laboratorial detecta quase 100% dos casos e orienta a terapêutica para um antibiótico específico de baixo custo e de ação rápida, minimizando o tempo de internação e conseqüente alta hospitalar. 
Para tanto, se deve divulgar e informar a mulher e o obstetra. "Na maioria dos casos, o médico deixa de investigar a presença da bactéria por desconhecer que existe esse exame e que ele pode ser realizado com agilidade, a baixo custo e com fácil implantação pelos laboratórios” afirma o especialista. 
Dr. Oliveira diz ainda que a coleta feita em tempo hábil antes do parto para a identificação da bactéria e o imediato tratamento no momento do parto reduzem a zero o risco de morte do bebê. 
Para o médico Dr.Marcelo Luís Nomura, apesar de não haver recomendação oficial governamental, o CAISM - Unicamp realiza o exame em todas as gestantes entre 35 e 37 semanas de gravidez, como recomendado há alguns anos na América do Norte, em alguns países europeus e num protocolo oficial, seja de órgãos oficiais ou de sociedades de especialistas. "Esta é a única forma de garantir que o diagnóstico precoce seja prática habitual dos médicos", esclarece. 

Prof. Dr. Ulysses Moraes de Oliveira


Outras fontes:





Atualizando:
Graças a Deus meu resultado deu negativo!!!


2 comentários:

  1. Luuu quanto tempo menina!!! Fiquei um tempão afastada do blog....e depois o meu not da game over...tudo para complicar...rsrs e vc ja esta perto de ganhar seu baby....rsrs....

    Lindona vim te agradecer o carinho...e lhe desejar um parto tranquilo!!! Deus te abençoe! Bezuuuu

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Rose!!!
    Pois é tá chegando, estou curtindo o máximo esse finalzinho apesar da ansiedade...
    Eu entendo quando vc some, mas não some muito não tá! rss rss
    Bjns

    ResponderExcluir